• Rodrigo Leão
  • 15 Outubro, 2021

A Estranha Beleza da Vida – Novo álbum já à venda!

O novo álbum de originais de Rodrigo Leão intitula-se “A Estranha Beleza da Vida”. E, por onde se quiser ver, é um disco surpreendente.
Surpreendente porque não estava previsto existir já um novo trabalho, tão pouco tempo depois do lançamento de “O Método” no início de 2020. Surpreendente porque este novo disco foi feito sem pressa nem pressões, ao sabor da vontade e da inspiração de Rodrigo, que refina aqui com uma simplicidade desarmante a sua inconfundível sensibilidade melódica.

 

Como diz o músico:
“Tudo o que se passou durante este último ano fez-me pensar ainda mais no ténue espaço entre a vida e a morte. E ao mesmo tempo também senti mais vontade de trabalhar. E mais liberdade!”

 

Com a pandemia de covid-19 a levar ao cancelamento da digressão de “O Método”, que fora publicado em Fevereiro, Rodrigo retirou-se para o Alentejo com a família e aí acabaria por compor um EP, “Avis 2020”, gravado inteiramente a solo, inspirado pela natureza que o rodeava, e lançado apenas em formato digital.

 

“A Estranha Beleza da Vida” começou a tomar forma no final do ano:
“Comecei a pensar neste trabalho em Outubro de 2020, o mês em que regressei a Lisboa depois de meses de confinamento no meio do campo. Senti diferença logo nos primeiros temas, algo mais positivo, mais feliz, diferente dos ambientes do disco anterior. Alguns remetiam-me para uma época algo distante da que vivemos agora. Talvez não fosse por acaso e até resultasse de uma tentativa inconsciente de esquecer o presente…” 

 

Rodrigo sempre se mostrou interessado em explorar géneros diferentes – valsa, tango, chanson, samba – como se os seus discos fossem viagens registadas e atravessadas pelo seu olhar. Assim o confirmaram clássicos como “Alma Mater”, “Cinema” ou “A Mãe”, e é nessa linhagem que “A Estranha Beleza da Vida” se inscreve. É um disco cinemático, uma viagem por canções e ambientes clássicos revistos pela modernidade do tratamento a que as submete, nascidas de momentos de inspiração feliz agarrados a quente.

 

“Acabou por ser muito mais fácil e mais rápido concretizar e gravar as novas ideias. Foi tudo feito no nosso estúdio; estávamos todos muito descontraídos, sem sentir aquela pressão que existe às vezes quando se aluga um estúdio profissional. E tudo fluiu bem, com menos dúvidas e ideias mais definidas.”

 

Rodrigo contou na gravação com os seus cúmplices de sempre na produção e arranjos – Pedro Oliveira, João Eleutério, Pedro Moreira e Carlos Tony Gomes. E convidou um leque impressionante de grandes nomes: a canadiana Michelle Gurevich, canta em “Friend of a Friend”, primeiro single do álbum; Kurt Wagner, dos Lambchop, interpreta “Who Can Resist”; a diva espanhola Martirio empresta a sua “Voz de Sal”; a cantora/compositora portuguesa Surma participa em “O Ovo do Tempo” e o instrumentista e produtor espanhol Suso Sáiz no tema-título. Nomes que se juntam a uma lista de colaboradores que já conta com Beth Gibbons, Lula Pena, Scott Matthew Stuart Staples ou Neil Hannon.

 

“A Estranha Beleza da Vida” é, então, um disco feliz, luminoso, livre. Um álbum que respira “a liberdade de podermos tentar criar sem barreiras, sem limites, sem estarmos presos a nada, mas para a qual é preciso encontrarmos alguma paz que contribua para construirmos ideias, sons, harmonias, melodias.” 

“A Estranha Beleza da Vida” fica hoje disponível em vinil e CD, aqui e também nas plataformas SPOTIFYAPPLE MUSIC: TIDAL, AMAZON MUSIC, DEEZER

Rodrigo Leão - "Voz de Sal". feat. Martirio

Artigos Recentes

  • A LIBERDADE – Uma trilogia imperdível já disponível

    Read more >>
  • Rodrigo Leão apresenta: ESPECIAL “A Estranha Beleza da Vida”, dia 30 de Outubro, em GLOBAL LIVE STREAMING

    Read more >>
  • Rodrigo Leão speaks about “A Estranha Beleza da Vida”

    Read more >>