A Vida Secreta das Máquinas

A Vida Secreta das Máquinas

(2015 by UGURU/ SONY Music)

Novas composições e muito provavelmente alguns temas já conhecidos do reportório de Rodrigo Leão transformados por esta nova abordagem farão um espetáculo diferente, mais eletrónico, onde se escutará não apenas a Vida Secreta das Máquinas mas, quem sabe, a sua própria alma.

Comprar

Um projeto de Rodrigo Leão

Poderá argumentar-se que boa parte da música de Rodrigo Leão é contemplativa e que olha para o interior: da alma do seu compositor, claro, e da alma humana, lidando com emoções, sentimentos, questões universais que nos definem – o amor, a paixão, a vida… Mas um compositor, sobretudo um criador irrequieto como Rodrigo Leão, anda permanentemente em busca de desafios, de novas formas de expressão, de novas paisagens para pintar.

Em Janeiro deste ano, numa viagem a Goa, Rodrigo Leão foi confrontado com uma espécie de viagem no tempo e deu por si a usar o iphone para gravar velhas instalações eléctricas, frigoríficos antigos, máquinas que pareciam ter vida própria e um sentido rítmico invulgar, talvez menos perceptível nas grandes cidades. De regresso a Lisboa, estes ruídos que intrigaram Rodrigo Leão continuaram a fazer-se sentir – nas obras da cidade, mas máquinas que ecoam o progresso. «À noite, em casa», explica o compositor, «trabalhava depois no computador esses sons, aplicando-lhes efeitos, cortando-os, usando-os como base para novas composições».

«O resultado», avança Rodrigo, «é uma aproximação mais electrónica à minha própria música». E também um novo conceito de espectáculo a que deu o revelador título de A Vida Secreta das Máquinas. Em palco, essa vida secreta, descoberta nos ruídos e nos pulsares de velhos motores, nos lamentos de antigos circuitos eléctricos, ganhará vida com Rodrigo Leão nos sintetizadores e um trio adicional em trombone (Marco Alves), violoncelo (Carlos Tony Gomes) e mais sintetizadores (Adriano Filipe). Novas composições e muito provavelmente alguns temas já conhecidos do reportório de Rodrigo Leão transformados por esta nova abordagem farão um espetáculo diferente, mais eletrónico, onde se escutará não apenas a Vida Secreta das Máquinas mas, quem sabe, a sua própria alma.