• Rodrigo Leão
  • 23 Abril, 2014

“O ESPÍRITO DE UM PAÍS” de RODRIGO LEÃO

Será com a Sinfonietta de Lisboa que Rodrigo Leão se apresentará num concerto especialmente pensado para comemorações solenes dos 40 anos do 25 de Abril.

A cerimónia terá lugar no dia 26 de Abril, nas escadarias da Assembleia da Republica , pelas 21:00 horas e será de entrada livre.

Um concerto que contará ainda com as colaborações de outros artistas:

  • Camané
  • Grupo de Percussões de Lisboa
  • Coro Juvenil da Fundação Musical dos Amigos das Crianças.

 Veja aqui um excerto de um ensaio de Rodrigo Leão Sinfonietta de Lisboa:

O espetáculo tem por título «O Espírito de Um País» e divide-se em três partes que levam os subtítulos «A Liberdade», «O Sonho» e «Triunfal», cada uma delas marcada por várias surpresas: novos arranjos, versões de um par de temas dos Madredeus que contarão com a voz da acordeonista Celina da Piedade, membro regular do ensemble de Rodrigo Leão, a participação de Camané nalguns temas, incluindo numa versão de «Vida Tão estranha» e a estreia do inédito «O Espírito de Um País (Dança de Abril)», «uma homenagem à liberdade», segundo palavras do próprio compositor, Rodrigo Leão.

A Sinfonietta de Lisboa estará presente na execução de praticamente todos os temas do alinhamento, tocando arranjos de Artur Fernandes, membro do grupo Danças Ocultas, e ainda de Pedro Moreira e Carlos Tony Gomes.

A Sinfonietta e o Coro Juvenil contarão com a direção do maestro Vasco Pierce de Azevedo.

O espetáculo concebido por Rodrigo Leão a partir de um convite da própria Assembleia da República contará ainda com imagens do realizador Rui Simões em dois temas. Trata-se de material retirado dos filmes «Bom Povo Português» e «Deus Pátria Autoridade» que se adequam aos ambientes explorados por Rodrigo Leão. Haverá ainda imagens retiradas do documentário «Portugal, Um Retrato Social», de António Barreto, para que Rodrigo Leão fez a banda sonora. Três temas dessa banda sonora farão parte do alinhamento deste concerto e serão ilustrados com imagens de Joana Pontes, a realizadora desse documentário.

A Liberdade tem sido um tema dominante na obra de Rodrigo Leão que tem sabido lidar artisticamente com alguns dos grandes temas da humanidade, como esse que domina o espírito da data que agora se celebra. A sua música tem a capacidade de explorar a alegria profunda da nossa identidade e de olhar mais longe, estendendo os seus horizontes bem para lá das nossas fronteiras, facto que lhe tem garantido aplausos de Lisboa a Hollywood, de Madrid a Estocolmo, de Istambul a Macau e mais além. Na noite de 26 de Abril, Rodrigo Leão celebrará com música «O Espírito de um País» e a memória de uma revolução que nos transformou para sempre.

Artigos Recentes